Plano de aula: O que são máscaras? Para que eram confeccionadas?
Nível: 6º ano do 2º segmento
Disciplina: Artes
Componentes curriculares: desenvolver no aluno a capacidade de pesquisa, as habilidades psicomotora e de trabalho em equipe e a criatividade
temas: Máscaras africanas.
estratégias: usar a Internet para pesquisar origem e imagens, confeccionar máscaras.
conteúdo: que são? quem usava? para que e quando era usado? De que material era feita?
Recursos: Internet, papel-jornal, tintas, pincéis, bexigas de encher, técnica de papietagem.
Fórum relato de projetos de trabalho:
as atividades desenvolvidas: O alunos pesquisaram sobre as máscaras africanas, depois junto com a professora de arte, confeccionaram as máscaras a partir de uma bexiga cheia,sando a técnica de papietagem, depois cortaram as máscaras e pintaram usando a criatividade e cores a gosto de cada aluno. Foi um trabalho em que os alunos se envolveram muito, por ser uma atividade de pintura que eles gostam muito e aprenderam a partilharem espaço e o material: tintas e pincéis.
Após a secagem, foram fotografadas uma por uma, penduradas no corredor da escola e também usada na decoração do quilombo, montado na festa do Projeto da Cultura Brasileira.
Os alunos gostaram muito porque não sabiam que a partir de uma bexiga e jornais seriam possível, fazer uma máscaras e reciclar o jornal.
Fórum: Currículo desenvolvido na ação:
Percebo que as mídias, realmente são aliadas no processo ensino-aprendizagem, as pesquisas a textos e imagem , envolveram os alunos nesta busca de conhecimento e ativaram a criatividade na etapa de pintura das máscaras. Ouvi depoimentos dos alunos que acharam bem legal a variesdade de cores e desenhos das mascaram.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário